Tem vindo a reforçar-se a consciência de que a Estatística é indispensável em todas as áreas do saber, da gestão à engenharia, do desporto às ciências sociais. No caso da engenharia em particular, é reconhecida a importância do domínio de técnicas de análise e interpretação estatística de dados, assim como de técnicas de apoio à decisão baseadas na previsão da incerteza.No presente curso transmitem-se aos alunos os conceitos e técnicas que permitem dar rigor à análise e interpretações de dados, fazer previsões de incerteza conhecida, decidir.
Os alunos devem ficar a saber calcular probabilidades e ter a noção clara da sua importância quando aplicada. Ficam a conhecer o significado teórico e prático de independência de acontecimentos.
Devem saber trabalhar com variáveis aleatórias e interpretar, nas aplicações reais, a noção de valor médio e variância. As distribuições são apresentadas de modo a que os alunos sejam capazes de calcular probabilidades, mas também de identificar as condições concretas da sua aplicabilidade, tirando partido do seu conhecimento. Estarão aptos a fazer estimativas, sabendo quantificar a amostra em função do rigor pretendido. Serão capazes de decidir com base em amostras, sabendo estabelecer critérios em função do nível de significância e dimensão da amostra.