A disciplina de Contabilidade do Terceiro Setor (C3ºS) compreende o estudo da prestação de contas realizada à sociedade e a todos os stakeholders interessados na missão da organização, pelas organizações que constituem este setor da economia.

O especial enfâse é dado a todo o processo de accountability que passa pela apresentação e análise das demonstrações financeiras, relatório de gestão e da informação obrigatória e voluntária que compõe este processo. O enquadramento do normativo contabilístico do terceiro setor (SNC- ESNL) bem como o seu enquadramento ao nível internacional são importantes dimensões que são abordadas bem como o enfoque à gestão financeira, controlo financeiro e relato financeiro dado a sua grande dependência de terceiros e do Estado para a captação de recursos e gestão dos mesmos.

Ao nível da natureza jurídica em Portugal estas organizações assumem as principais formas jurídicas de Associação; Fundação; Cooperativa de responsabilidade social, e de Misericórdia. Estas tipologias jurídicas podem solicitar o estatuto de IPSS – Instituições de Solidariedade Social; UP-Utilidade Pública ou de ONG- Organizações não governamentais, de acordo com a sua área de atuação e serem de direito público ou privado.

Objetivos da Aprendizagem:

- Analisar as diversas Demonstrações Financeiras que a contabilidade apresenta e proceder à sua interpretação.

- Interpretar os factos patrimoniais mais relevantes destas entidades não lucrativas.

- Distinguir os normativos contabilísticos existentes a nível nacional e internacional.

- Conhecer a norma de contabilidade, os critérios de mensuração aplicados aos diversos problemas contabilísticos destas organizações.

- Saber analisar e interpretar um relatório de gestão de uma entidade sem fins lucrativos.